domingo, 18 de março de 2012

Abraão (Amigo de Deus)



Mente e coração
"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei" Gênesis 12:1


Instrução básica
Gênesis 12:1-9

Partida
Todos nós temos projetos e sonhos, mas não nascemos com um mapa da mina ou um roteiro a seguir. Ninguém tem um chip inserido na cabeça com as respostas para todas as dúvidas. Já pensaram em como isso seria bom? Teríamos as respostas das provas, a certeza do vestibular e o nome e endereço da pessoa com quem casar. Embora tenhamos muitos planos e tracemos estratégias, ninguém sabe o segredo para realizá-los com exatidão.

Abraão também tinha planos. Provavelmente já os tivesse discutido com seu pai e com Sara, sua esposa. Porém ele teve um encontro perfeito. Ele não recebeu o mapa da mina, mas era melhor do que qualquer GPS. Abraão caminharia com quem fez o mapa. Qual foi o segredo de Abraão, então?

Ouvidos atentos
Andando de trem ou de metrô, nós temos segurança de que ele fará o caminho certo, pois não há como se perder nos trilhos. Em cada parada o maquinista informa onde estamos e, por isso mesmo, não podemos nos desligar da sua voz, pois poderíamos nos perder e descer na estação errada.


Abraão sabia exatamente o que queria da vida. Quando ouviu o chamado de Deus não teve dúvida: levantou acampamento e partiu. Mas não podia ficar desligado, ele precisava ouvir a voz do Senhor, caso contrário se perderia no deserto (Hb 11:8).


Preparo
     Vocês conhecem o Le Parkou? Esporte radical que surgiu na França e que, às vezes, parece fácil, mas acaba em fraturas para muitos novatos. É preciso treino, flexibilidade, força física e controle para ultrapassar os obstáculos do Le Parkour.Na prática do Le parkour as aventuras parecem não ter limites. Cada dia mais pessoas aderem esse esporte. (Vídeo 1)

Vídeo 1















Aproveitamos para falar sobre este esporte, pois ele é cheio de obstáculos e seus praticantes acham que são invencíveis e é assim mesmo que nos sentimos em relação a nossa vida, às vezes. Quantos de nós não perdemos o controle e levamos tombos incríveis, por não aceitar que não somos nós que estamos no controle?  (Vídeo 2)  

Vídeo 2















      Ele tinha o verdadeiro amigo
Você tem alguma rede de relacionamento? Quantos amigos você tem nessa rede? Adicionamos tanta gente que nem sabemos quem são essas pessoas. E quantos amigos de verdade vocês têm? Daqueles para quem podem ligar no meio da noite chorando? 

Amizades verdadeiras se desenvolvem com um bom tempo de caminhada. Dizem que para conhecer uma pessoa de verdade, é preciso comer com ela dois sacos de sal. Ou seja, demora, pois o sal é usado em pequenas quantidades.

Abraão, no seu relacionamento com Deus tinha a certeza de que ele podia ligar a qualquer hora e até mesmo rir em certos momentos, que Deus jamais o excluiria do seu grupo de amigos. A convivência dia a dia fez de Abraão um amigo de Deus.

Nota: Abraão desenvolveu tanta intimidade com Deus no decorrer de sua história, que no dia em que Deus avisou que destruiria Sodoma e Gomorra ele se atreveu a clamar por aquele povo. Quando Deus pediu que ele sacrificasse Isaque, ele sabia que Deus poderia se preciso resussitar a Isaque (Hb 11:17-19). Tudo isso foi fruto da grande amizade desenvolvida diariamente na caminhada. Veja Tiago 2:23b (Foi chamado amigo de Deus)



Pit Stop
Lembre-se: fiquem atentos à voz que os guia pelo caminho, aproveitem a oportunidade de caminhar com quem conhece o seu futuro.



Chegada
“Quando buscamos honrar a Deus, quando promovemos o seu reino e quando trabalhamos em obediência e amor para fazer a vontade dele, ocorrem milagres em resposta à fé”

Ser cristão é muito mais do que ter religião, é ouvir a voz de Deus, passar pelas provações como ele e se tornar amigo dele.



Bíblia e a família

Além de compartilhar sobre a vida de Abraão, que nos traz exemplos maravilhosos de um homem comum que andou com Deus, compartilhe também com seus pais ou outros cristãos mais experientes sobre a jornada de suas vidas. Você verá como Deus ainda hoje trabalha na vida do seu povo, conduzindo-o em seu caminhar e toda a sua jornada.





Roteiro de leitura:
Gênesis 12:1-9 (Abraão aceita o chamado de Deus para a sua vida.)
Gênesis 12:10-20 (Abraão teve medo).
Gênesis 13 (Abraão teve problemas nos negócios).
Gênesis 18:16-33 (Abraão conversa abertamente com Deus. Veja o resultado disto!).
Gênesis 22: 1-19 (Talvez a maior prova de Abraão. Depois de passar por toda a experiência com Deus ele estava pronto para passar pela maior prova de confiança de sua vida.)

quarta-feira, 14 de março de 2012

Temos que ser cada vez mais companheiros e pensar no próximo, mesmo que seja diferente de nós. Este é o vídeo que usamos em uma de nossas últimas aulas.


Um dia de cada vez



Um dia de cada vez
Mente e coração
“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pore acrescentar uma hora que seja à sua vida?” Mt 6:27 (NVI)

Texto e contexto
A passagem de Mt 6:25-33 está inserida no contexto da proclamação do sermão do monte (Mt 5-7). Este sermão é conhecido mais pelo começo do discurso do que pelo seu final, pois no começo estão as bem-aventuranças e no final está a parábola sobre os dois construtores. Porém, entre o início e o final do sermão, encontramos diversas lições a respeito da vida no reino de Deus. Este trecho da aula de hoje se inicia no verso 25 com a palavra “portanto” e/ou “por isso”. Isso indica que existe uma conexão com o texto anterior, ou melhor, com todo o sermão do monte. A ideia de Mateus quer nos passar é que a vida é passageira, os tesouros terrenos são transitórios, jamais alcançaremos satisfação completa aqui na terra por meio das coisas que são passageiras.

É muito comum termos conflitos em nossa vida. Trocando em miúdos, só não tem conflito quem não está vivo, pois o morto não sonha e não ri, não chora e não se alegra, não se decepciona, mas também não conquista mais nada. “Para o que não sonha, o nada já é muito”. Já quem está vivo pode fazer todas essas coisas acima ou não. Creio que muitos de nós nos preocupamos demais com coisas que não são fundamentais para a nossa vida. E isso traz cansaço, estresse, em suma, ficamos na maior ansiedade. Com a expressão “não andeis ansiosos”, Jesus não está dizendo que temos de ficar sentados esperando tudo descer dos céus, lembre-se de que preguiã é pecado. O que Jesus está dizendo é que o básico par a nossa vida ele irá prover. Sabe o que traz ansiedade às nossas vidas? Tentar fazer o que só Jesus pode fazer e querer que ele faça o que é da nossa responsabilidade. Cuidado com as falsas preocupações, elas tomam o nosso tempo e nossa saúde.

Foco
  • ·         Compreender a confiança em Deus é um exercício para a vida;
  • ·         Refletir sobre o que tem trazido ansiedade;
  • ·         Aceitar que Deus está no controle de tudo.


Partida
Primeiro é interessante saber o que nos causa a ansiedade. Segundo Les Parrott (Adolescentes em conflito), as principais razões para termos adolescentes ansiosos e estressados são:
Autossugestão negativa e insegurança: é quando a pessoa já encara a situação como algo ruim ou que tem tudo para dar errado. Exemplo: um rapaz está interssado numa moça, mas, em vez de pensar em com expor seu sentimento ou conquistá-la, já vai logo pensando: “cho que ela não vai sair comigo. Ela nem vai me achar interessante... eu não sou atraente, sou um fracasso geral.”. Isso é um ciclo vicioso: a autossugestão negativaalimenta a insegurança, que alimenta a ansiedade.
Incoerência: todos nós temos o desejo de agradar as pessoas que são chegadas. Por exemplo: se você têm pai e mãe, é normal o desejo de agradar a ambos. Mas e quando o pai espera algo de você e a mãe espera outra coisa? Tipo: um elogia sua criatividade numa tarefa e o outro só enxerga os pontos fracos do que fizeram. Que barra! Essa incoerência cria uma ansiedadede não saber o que se espera de nós.
Permissividade: a maioria dis adolescentes sonha com uma vida sem limites ou imposições, mas vocês sabiam que uma das causas da ansiedade é a falta de limites definidos? Sem referência de comportamento, a busca solitária de limites é altamente estressante e perigoso.
Perfeccionismo: é aquela sensação  e aquela autocobrança para satisfazer as expectativas de alguma pessoa.
Destúrbios físicos: a ansiedade também pode ocorrer por distúrbios da química no cérebro e o acompanhamento médico são fundamentais.
Falta de significado: é o tal “vazio existencial”, quando não vemo razão e o motivo da nossa existência.
O que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso?
  • Aprendam a regogizar-se, isto é: fiquem alegres! Fiquem alegres com as promessas de Deus. Ele nã falha nunca. Isso traz uma segurança enorme.
  • Aprenda a ser mais tolerante com as falhas dos outros e com as suas também.
  • Orem, orem e orem: Paulo diz que a oração específica nos ajuda nessa luta e também devemos saber ocupar nossa mente com o que é positivo (Fp 4)
  • Ajam, ajam, ajam: compreendam que vocês são filhos amados de Deus, pratiquem seus ensinamentos e vivam essa verdade no dia a dia.

Concentrem suas vidas no momento presente.
Vocês têm o dia de hoje, vocês não tem o dia de ontem, pois já passou, e não tem o dia de amanhã, pois o amanhã a Deus pertence. Mas vocês têm o dia de hoje, e ele é um presente de Deus para vocês. Muitas vezes ficamos tão ansiosos pelo dia de amanhã que não fazemos o que é nossa responsabilidade par o dia de hoje, e isso traz muitos problemas para a nossa vida.

Jesus disse: “Não andeis ansiosos pela vossa vida” (Mt 6:25), ou seja, não se preocupem.

Jesus disse essas coisas utilizando duas ilustrações. Os pássaros são livres para voar (Mt 6:26-27), eles não plantam, não colhem, não guardam alimentos em suas moradas, mas Deus os alimenta, Ele não deixa faltar nada para os pássaros. Jesus também usou outra ilustração. Ele disse para olharmos para os lírios (6:28-30), pois os lírios não se preocupam em se vestir bem. O rei Salomão, que era um homem sábio e rico, nunca se vestiu tão bem quanto os lírios.

O que Jesus está dizendo para nós é: coloquem Deus em primeiro lugar em sua vida, que as demais coisas ele toma conta. O escritor C.S.Lewis (que escreveu As Cronicas de Narnia) disse certa vez: “Dê prioridades às coisas prioritárias, que as secundárias também virão. Dê prioridade às coisas secundárias e você perderá tanto as prioritárias quanto as secundárias.”

Pit Stop
Vocês têm passado por momentos de ansiedade em suas vidas? Tem conseguido conversar com alguém sobre isso? Que tal vocês procurarem alguém da igreja em quem vocês tenham confiança para dividir essa carga?

Chegada
Vocês precisam ter confiança de que quando Jesus nos fala algo é para o nosso bem. Se ele disse para não ficarmos ansiosos pela nossa vida, quando ficamos ansiosos demasiadamente, estamos meio que recusando a proposta de Jesus. E quando nos recusamos a fazer isso, na verdade estamos desobedecendo o Senhor e precisamos nos arrepender e pedir perdão pelo nosso pecado.

Bíblia e família
Nesta semana tenha como conteúdo de sua conversa com Jesus tudo aquilo que te traz ansiedade para você. Saiba que Jesus está disposto e pronto para ouví-lo. Medite em Filipenses 4:6-7 e decore estes versículos, pois na hora da ansiedade o Espírito Santo de Deus irá trazer a memória estes versículos bíblicos para acalmar seu coração