sábado, 19 de maio de 2012

Se liga! Re-ligados para um relacionamento




Mente e coração
“Dai ouvidos à minha voz e fazei tudo segundo o que vos mando; assim sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós outros por Deus” Jeremias 11:4b

Texto e contexto
O texto de Jeremias 1:1-17 mostra uma dura exortação de Deus para o povo por meio de Jeremias. É muito provável que a profecia de Jeremias tenha sido revelada durante o reinado de Josias. A situação era de grande calamidade, pois Judá encontrava-se entregue a adoração idólatra, queimando incenso para Baal (v.17). Jeremias estava profetizando o exílio do povo na Babilônia por conta desse relacionamento superficial e hipócrita para com Deus. A única exigência que Deus fazia a eles para que fossem obedientes (v.7), que guardassem os seus mandamentos e assim esperassem as bençãos que já lhes estavam reservadas. Não era uma relação de barganha que Deus desejava ter com eles. O relato de Isaías 1 também nos mostra aquela religiosidade, que não necessariamente simbolizava a submissão do povo diante do seu Criador e Senhor. Muito mais do que sacrifício e realização de cerimônias, Deus desejava relacionar-se de forma amorosa com seu povo, supondo suas necessidades e recebendo do povo a adoração sincera e reverente. Apenas não se esqueça de esclarecer aos alunos que foi o próprio Deus quem instituiu todos aqueles cerimoniais e festas, ou sejam ele desejava ser adorado por meio daquelas manifestações. O problema não estava em realizar aqueles rituais e sim sobrepujar a necessidade de se ter um relacionamento de intimidade e principalmente de obediência a Deus.

Texto e vida
A tendência ao legalismo é uma tentação que deve nos preocupa. Muitas vezes olhamos para nossa própria vida e acabamos nos sentindo numa posição de conforto quando percebemos que temos trabalhado bastante na obra de Deus. É muito comum nos conformarmos com esse status, achando que pelo fato de estarmos atuando em diversas áreas significa que nosso relacionamento com Deus está saudável. A Bíblia é clara quando diz que “aquele que pensa estar de pé, veja que não caia”. Só o pensar em estarmos de pé deve nos fazer tremer e temer, pois não é o fazer ou o realizar que nos garante um relacionamento de intimidade com nosso Deus. O estudo da Palavra não deve ser jamais negligenciado, mesmo quando pensamos que apenas estudando a lição para a aula de domingo é suficiente como meditação da semana. Nosso contato com a revelação de Deus deve ser diário, para que não corramos o risco de sermos como o povo de israel que, de tempos em tempos, se esquecia dos feitos que o senhor havia realizado no meio deles. Devemos nos lembrar de que, com todos os recursos de que dispomos, não há desculpas para um relacionamento superficial com a pessoa do nosso Deus.

Foco
  • Perceber que as muitas tarefas desempenhadas na igreja e em favor dela não garantem o bom relacionamento com Deus;
  • Conscientizar que Deus toma a iniciativa de se reaproximar de nós, não para que sejamos meros cumpridores de regras, e sim, para que nos relacionemos de forma amorosa com ele.

Partida
Você faz ou já fez parte de alguma rede de relacionamento na internet? É muito comum, por causa dessa tecnologia, as pessoas terem a oportunidade de reativar relacionamentos que foram perdidos por vários motivos – seja mudança de cidade, mudança de igreja, de escola, etc. A internet acaba sendo responsável por reaproximar pessoas que em algum momento de suas vidas estiveram conectadas por alguma razão. De certa forma, a religião, ou a igreja, também podem ter esse efeito na vida das pessoas promovendo novamente uma conexão. Mas que conexão é essa?

Fique ligado
Você sabia que religião na verdade quer dizer re-ligação? Mas que re-ligação? A re-ligação do ser humano com a pessoa de Deus. Você deve se lembrar que assim que Adão e Eva pecaram, seu relacionamento com Deus foi rompido, desligado, e eles foram separados de Deus (Gn 3:1-10).


O resultado da “mancada” deles foi a perda da conexão com Deus. Isso deve ter sido muito pior que os castigos dados por Deus a eles. E olha que não foram poucos (veja os versos 14-19)


Adão e Eva traíram a Deus. A decisão de comer do fruto proibido por Deus mostrou como eles não estavam satisfeitos com o que Deus tinha dito ser muito bom (Gn 1:31). O que você faria se estivesse no lugar de Deus? É aí que entra a tal da religação. Deus poderia muito bem ter desistido deles, dexando-os viver como quisessem, sendo eles mesmos o seu próprio Deus (Gn3:22). Acontece que Deus não é como nós. Ele apresenta a maneira como iria ligar ao ser humano de novo. Nesse texto de Gênesis, Deus já começa a revelar seu plano de mandar seu Filho Jesus para nos ligar novamente a ele.


Aí você pode perguntar: o que eu devo aprender sobre essa tal de re-ligação?
1.  Ter uma religião não nos garante relacionamento com Deus
Talvez você possa estar enganado quando ao que significa ser ligado a Deus. Nem sempre estar na igreja todo domingo, cantar ou tocar no conjunto de música, participar das programações de sábado, representa um relacionamento real e íntimo com Deus. Os fariseus, no tempo de Jesus, cumpriram todas as exigências da religião que seguiam, mas na vida real, eram mentirosos, metidos a espirituais, e se achavam o máximo quando iam depositar ofertas na igreja. Em outras palavras, a vida deles não combinava com as regrinhas que eles seguiam à risca. Eles achavam que só cumprindo essas normas ficaram bem na fita com Deus. Acontece que não era isso que Deus queria deles, e Jesus deixou isso bem claro. Veja esses textos: Mateus 5:20; 12:1-8; 7:21-23; 15:1-9.
  
2.  A religião só tem sentido quando parte do nosso relacionamento com Deus
Deus é uma pessoa. Claro que ele não é uma pessoa qualquer. Sendo um ser pessoal ele deseja que o nosso relacionamento com ele não se limite apenas ao cumprimento de regras ou obrigações com a nossa igreja, por exemplo. Isso tudo é muito importante, mas quando ele toma a iniciativa de nos re-ligar novamente, faz isso para que nós venhamos a amá-lo acima de tudo. Amar implica em respeito, reverência, obediência, fidelidade, intimidade... Não é assim que acontece com um casal? Os dois concordam em amar e fazer o bem um ao outro. Existe um compromisso. Quando falta respeito diante do compromisso assumido o resultado pode ser um final infeliz!


Pit stop
Cuidado: ser religioso não significa ser íntimo de Deus. Veja esse texto: 1 Samuel 15:22

Chegada
Religião e relacionamento são dois lados de uma mesma moeda: Deus nos re-liga para então podermos nos relacionar com Ele.

Bíblia e família
Converse com a sua família sobre este texto do blog. No caso de pais cristãos e ativos na igreja, o tema da lição pode ser um bom assunto para um bate papo sobre as atividades na igreja e relacionamento com Deus. Em caso de pais não crentes, procure mostrar a eles que sua vida cristã vai mais além do que seus compromissos com a igreja.

Um pouco mais
Vídeo Atitude: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rSeTDZDKEN8


O roteiro de leitura
  • Isaías 1:11-17
  • Isaías 1:18-20
  • Malaquias 1:6-14
  • João 3:16 (Este todo mundo sabe na ponta da língua, se ainda não sabe, tente gravar na sua mente para a próxima aula)
  • Mateus 15:1-20
  • Efésios 2:11-16
  • Salmos 40 (todo o capítulo 40)
Este estudo foi dado na classe da UPA no dia 23/outubro/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário