quinta-feira, 19 de julho de 2012

A dúvida é a inútil busca pela certeza

 
Galera, estou lendo um livro bastante interessante cujo título é: "Como lidar com a dúvida sobre Deus e sobre você mesmo" de Alister McGrath. Este livro é bastante mencionado no material que trabalharemos este trimestre na UPA, então resolvi ler o mesmo.

Colocarei aqui no nosso blog algumas passagens que achar interessante e pertinente para nossos estudos e fortalecimento, pois vai nos ajudar a estar mais e mais firmados e em nossa fé.

Uma das primeiras passagens interessantes vem de um escritor americano chamado Sheldon Vanauken sobre a luta mental que enfrentou antes de se converter, em Oxford. Ele se viu em um dilema quanto à prova da fé, que muitos outros também experimentam. Ele pensou o seguinte:
"Existe um abismo entre o provável e o provado. Como atravessá-lo? Se era para eu apostar toda a minha vida no Cristo ressurreto, eu queria provas, queria certeza. Desejava vê-lo comer um pedaço de peixe, esperava que letras de fogo cruzassem o céu. Não recebi nada disso... Foi uma questão de aceitar - ou rejeitar. Meu Deus! Havia outro abismo atrás de mim! Talvez o salto para a aceitação fosse uma aposta aterrorizante - mas, e quanto ao salto para a rejeição? Poderia não haver a certeza de que Cristo era Deus, mas - por Deus! - não havia certeza de que ele não o fosse. Não dava para suportar. Eu não podia rejeitar Jesus. Depois que vi o abismo atrás de mim, só havia uma coisa a fazer. Virei as costas para ele e me atirei sobre o abismo que levava a Jesus."

O cristianismo requer, de fato, um salto de fé - mas não é irracional, nem às escuras. A experiência cristã envolve ser segurado com firmeza por um Deus vivo e amoroso cujos braços esperam apenas que saltemos. Martinho Lutero disse bem: "Fé é uma rendição voluntária e uma aposta prazerosa na invisível, inédita e desconhecida bondade de Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário