sexta-feira, 14 de junho de 2013

Deus: vaidoso ou majestoso? Por que Ele tem de receber toda a glória?


Instrução básica: Isaías 6:1-5

Roteiro da semana:
Domingo: Sl 24
Segunda: 1Cr 16.34-36
Terça: Ap 4.11
Quarta: Sl 19.1
Quinta: Jo 12.42-43
Sexta: Ef 1.1-14
Sábado: Ap 5.13-14

Mente e Coração
"O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1.14

Partida
Se você tivesse de responder em 20 segundos qual é a razão da sua existência, o que você diria? Pense nisso!

Agora dê uma olhada no que diz o Catecismo: "O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre." Como assim? Embora esta resposta seja bastante conhecida, o que quer dizer com "glorificar a Deus"? Ou ainda: Deus não é muito vaidoso por querer toda a glória para si?

1. O problema
Em João 9, conhecemos a história de um homem que nasceu cego. Os discípulos perguntaram a Jesus: "Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?" (Jo 9:2) Jesus lhes dá uma resposta que soa até mesmo absurda: nem ele nem os pais haviam pecado, mas aquele homem era cego para que se manifestem nele as obras de Deus" (Jo 9.3)

Se um de nós fosse aquele cego e tivesse ouvido a resposta, talvez dissesse: "Espere aí! Quer dizer que estou há tanto tempo sem ver meus pais, sem ver as coisas belas da vidam as cores, e tudo mais... só para que Deus faça uma obra em mim?" Às vezes temos essa impressão, de que o Senhor está exigindo glória demais para si, à custa do sofrimento dos outros.

É por isso que Deus é Deus, Ele merece toda a glória. Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. É necessário crer nessa verdade, e confiar que Ele tem o melhor para nossa vida.

2. Quem é que manda na terra?
A Bíblia toda fala da glória de Deus, e o livro do profeta Isaías não é exceção (Veja Isaías 6.1-3)
Esse texto descreve a visão do profeta acerca da glória de Deus, que está assentado em um alto e sublime trono. O profeta faz questão de deixar claro que se trata de um trono; não é uma cadeira qualquer, trata-se do lugar de onde o rei comanda. Deus merece toda a glória, porque Ele reina sobre tudo e sobre todos.
Salmos 47.8
Deus é a autoridade última em poder, soberania e, por isso, também em glória.

3. Quem é que manda no céu?
Isaías conta também que além de Deus estar assentado sobre um alto e sublime trono, ele era cercado por anjos, que voavam ao seu redor louvando-o. Interessante é ver que estes anjos cobriam o rosto, significando que a glória de Deus é bem superior à glória dos anjos, e por isso eles não poderiam olhar para o Senhor.

Apesar de muitos relatos bíblicos mostrarem os anjos como seres poderosos (capazes de cegar um grupo de pessoas como ocorreu na destruição de Sodoma e Gomorra - Gn 19.10-11), eles são seres inferiores a Deus em poder, honra e glória. O Senhor é Criador de todas as coisas, inclusive das hostes celestiais.

4. Uma glória humilhante
Qual é o significado dessa glória e desse poder para o homem? O que fez Isaías após ver a glória do Senhor?
Isaías 6.5
O ser humano não é e nunca será merecedor da mesma glória que o Senhor, afinal o homem é imperfeito. O único resultado da visão de Isaías é vergonha e humilhação.
Veja Lucas 5.1-8
Nada que exista nos céus e na terra se comparar ao Senhor. Ele é a razão última de todas as coisas. É por esse motivo que o primeiro mandamento diz: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êx 20.3)

Pit Stop
Você consegue perceber a glória de Deus em sua vida? De que modo? Há alguma coisa que seja mais importante para você do que Deus (namorado, estudo, família, etc.)?

Chegada
Deus é Soberano sobre todas as coisas: sobre os céus, a terra e tudo que foi criado. Ele é o alvo final da nossa existência. Quando o contemplamos, nos vemos como realmente somos. Qualquer outro ser que tome o lugar de Deus torna-se um ídolo falso.

O vídeo abaixo é muito importante para um melhor entendimento sobre este assunto:


Este foi o conteúdo de nossa última aula do trimestre. Próximo trimestre tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário