terça-feira, 20 de agosto de 2013

Os Cinco Pontos do Calvinismo


Autoria
Ao contrário do que muitos pensam, não foi João Calvino quem escreveu "Os Cinco Pontos do Calvinismo". Talvez algumas pessoas ficarão impressionadas com esta afirmação. No entanto, a magna pergunta que se faz é: Se não foi Calvino, quem foi então? Estes cinco pontos foram formulados pelo Sínodo de Dort, Sínodo este convocado pelos estados Gerais (da Holanda_ e composto por um grupo de 84 Teólogos e 18 representantes seculares, entre esses estavam 27 delegados da Alemanha, Suiça, Inglaterra e outros países da Europa reunidos em 154 Sessões desde 13 de novembro de 1618 até maio de 1919. Portanto, peca por ignorância quem afirma ser João Calvino o autor destes cinco pontos, porque na verdade, a afirmação correta é que estes "pontos" foram fundamentados tão somente nas doutrinas ensinadas por ele. Aliás, este sistema doutrinário, se assim podemos chamá-lo, foi elaborado somente 54 anos após a morte do grande reformados (1509-1564).

Razão de sua escrita
Os Cinco Pontos do Calvinismo foram formulados em resposta a um documento que ficou conhecido como "Remostrance" ou o mesmo que "Protesto", apresentado ao Estado da Holanda pelos "discípulos do professor de um seminário holandês chamado Jacob Hermann, cujo sobrenome latino era Arminius (1560-1600). Mesmo estando inserido na tradição reformada, Arminius tinha sérias dúvidas quanto à graça soberana de Deus, visto que era simpático aos ensinos de Pelágio e Erasmo, no que se refere à livre vontade do homem". Este documento formulado pelos discípulos de Arminius tinha como objetivo mudar os símbolos oficiais de doutrinas das Igrejas da Holanda (Confissão Belga e Catecismo de Heidelberg), substituindo pelos ensinos do seu mestre. Desta forma, a única razão pela qual Os Cinco Pontos do Calvinismo foram elaborados era a de responder ao documento apresentado pelos discípulos de Arminius.

Por que cinco pontos?
Este documento formulado pelos alunos de Jacob Arminius tinha como teor cinco principais pontos, conhecidos como "Os Cinco Pontos do Arminianismo". Em resposta a este Cinco Pontos do Arminianismo, o Sínodo de Dort elaborou também o que conhecemos como "Os Cinco Pontos do Calvinismo". Estes pontos do calvinismo são conhecidos mundialmente pela palavra TULIP, uma sigla popular que na língua inglesa significa:


Os Cinco Pontos do Arminianismo Versus os do Calvinismo





Conclusão
Diante disso, creio que a diferença crucial entre o Arminianismo e o Calvinismo se resume na palavra Soberania. Enquanto os calvinistas entendem que Deus opera a salvação na vida do ser humano conforme a sua livre e soberana vontade, os arminianos salientam que o homem é capaz de por si só querer ou não ser salvo. Se partirmos da premissa que o homem está completamente morto diante de Deus como nos ensina Efésios 2.1, entendemos porque a salvação depende tão somente da graça e da misericórdia do SENHOR, pois "não depende de quem quer ou quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16). Portanto, creio que os objetivos deste artigo foram alcançados, demonstrando assim a verdadeira história dos "Cinco pontos do Calvinismo". Que assim, queira o Senhor nosso Deus nos abençoar e nos dar sempre a graça de sermos verdadeiros pregadores da história reformada.

"Cremos nos Cinco Grandes Pontos conhecidos como Calvinismo; mas não consideramos estes Cinco Pontos como dardos farpados que metemos entre as costelas dos nossos companheiros cristãos. Olhamos para esses Pontos como sendo eles Cinco Lâmpadas que ajudam a iluminar a cruz; ou, melhor, cinco brilhantes emanações que procedem da gloriosa aliança do nosso Deus Triúno, e ilustram a grande doutrina de Jesus crucificado.", Charles Haddon Spurgeon

Bibliografia Eletrônica

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