Outubro é o mês da Reforma Protestante. Com base nisto, temos aqui 12 videos sobre as doutrinas centrais da Teologia Reformada. Neles temos R. C. Sproul explicando de uma maneira bem clara cada uma delas. Abaixo verá o título do vídeo e o link do mesmo logo abaixo.
"... há amigos mais chegados que irmãos." Provérbios 18.24
Partida
Mano, cara, parceiro... jeitão de falar de pessoas especiais: os amigos.
Tem sempre uma pessoa para andar com a gente. Ir ao cinema, jogar conversa fora, passear de bicicleta, comer um sanduba, ir para a praia, fazer bagunça. É uma delícia! O que seria de você sem a galera? Ela dá cor à vida, deixa você alegre, corajoso. Faz você ser criativo, lindo e poderoso! E também faz a sua cabeça!
Mas, dentre muitos, tem aquele ser especial, que chega a fica. Sem explicação! Toma lugar e, sem que você se dê conta, ocupa o maior espaço. Segura a onda, quando o barco está afundando. Escuta seus segredos cabulosos. Sabe tudo da sua vida.
Esse é o amigo. Um santo remédio. Às vezes ele se torna mais importante do que as pessoas da família.
1. Galera do mal
Tem falso amigo, tem amigo verdadeiro. Amigo para o que der e vier, amigo interesseiro. Amigo da igreja e de fora dela.
Aqueles que só querem levar você para caminhos errados, ditam regras, exigem que você pense como eles, levam você a fazer o que não quer e a querer o que não deve, esses não são amigos, mas inimigos.
Provérbios 1.8-19; Salmos 1.1
Parece que não, mas amizade envolve decisão. Amigo de verdade olho no olho, respeita seu jeito de ser, escuta, ajuda e faz você crescer, melhorar e, claro, quer a sua felicidade.
Amigo bom põe você para cima, aproxima você de Deus. Amigo ruim puxa para baixo, tira você do foco dado por Deus.
Provérbios 17.17; 15.30
Você sabe diferenciar? Para ter amigos certos, tem que desistir dos incertos. Decida o que é melhor para você e descubra quem são seus verdadeiros amigos.
Salmos 119.63; Provérbios 27.6
2. Galera do bem
Você já precisou dos amigos? E eles precisam de você? Tem amigos sofrendo bullying, amigo com depressão, amigo se afundando em drogas, amigo ligado em pornografia. Você ajuda ou ignora? Resiste ou entra na dele? Passa a mão na cabeça do amigo e deixa ele seguir o caminho torto?
Dê uma sacudida em seu amigo, se ele precisar, chegue junto, fale de Deus, ore por ele, leve-o peara a igreja. Ajudar não é falar o que o amigo quer ouvir, e sim o que ele precisa ouvir! Com carinho, mas com firmeza! Dependendo da situação, vale conversar com alguém mais experiente para buscar uma solução. O importante é que o amigo saia da zona de perigo ou, talvez, de um buraco sem fundo.
Tiago 5.20; Provérbios 27.10, 17; 1Pedro 3.8-9
Pit Stop
Que tipo de amigo você tem ao seu lado: verdadeiros ou falsos? Para qual direção eles querem levar você: para perto ou para longe de Deus? E você, que tipo de amigo é? O que está oferecendo para aqueles que estão ao seu lado?
Amigo é mesmo necessário. mas também decepciona. Você não é perfeito e nem seu amigo, certo? E aí, você sabe perdoar? Ou dá uma de criança mimada e promete nunca mais falar com ele?
Chegada
Tem um amigo que é show! O melhor e o maior, não decepciona, dá colo, dá consolo, mostra direção, ouve seus delírios e entende você como ninguém. Por amor, ele morreu em seu lugar. Ele é o único que pode levar você até Deus, para fazer você feliz. Seu nome: Jesus Cristo: nele você pode confiar.
João 15.13-14
Super-ação
Faça uma surpresa gostosa para o seu melhor amigo, uma demonstração bem legal de sua amizade. Se houver um amigo em apuros, ore por ele e crie coragem de dar aquele toque para tentar resgatá-lo.