segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Amigos... mais chegados que irmãos


Mente e Coração
"... há amigos mais chegados que irmãos." Provérbios 18.24

Partida
Mano, cara, parceiro... jeitão de falar de pessoas especiais: os amigos.

Tem sempre uma pessoa para andar com a gente. Ir ao cinema, jogar conversa fora, passear de bicicleta, comer um sanduba, ir para a praia, fazer bagunça. É uma delícia! O que seria de você sem a galera? Ela dá cor à vida, deixa você alegre, corajoso. Faz você ser criativo, lindo e poderoso! E também faz a sua cabeça!

Mas, dentre muitos, tem aquele ser especial, que chega a fica. Sem explicação! Toma lugar e, sem que você se dê conta, ocupa o maior espaço. Segura a onda, quando o barco está afundando. Escuta seus segredos cabulosos. Sabe tudo da sua vida.

Esse é o amigo. Um santo remédio. Às vezes ele se torna mais importante do que as pessoas da família.

1. Galera do mal
Tem falso amigo, tem amigo verdadeiro. Amigo para o que der e vier, amigo interesseiro. Amigo da igreja e de fora dela.

Aqueles que só querem levar você para caminhos errados, ditam regras, exigem que você pense como eles, levam você a fazer o que não quer e a querer o que não deve, esses não são amigos, mas inimigos.
   Provérbios 1.8-19; Salmos 1.1

Parece que não, mas amizade envolve decisão. Amigo de verdade olho no olho, respeita seu jeito de ser, escuta, ajuda e faz você crescer, melhorar e, claro, quer a sua felicidade.
Amigo bom põe você para cima, aproxima você de Deus. Amigo ruim puxa para baixo, tira você do foco dado por Deus.
   Provérbios 17.17; 15.30

Você sabe diferenciar? Para ter amigos certos, tem que desistir dos incertos. Decida o que é melhor para você e descubra quem são seus verdadeiros amigos.
   Salmos 119.63; Provérbios 27.6

2. Galera do bem
Você já precisou dos amigos? E eles precisam de você? Tem amigos sofrendo bullying, amigo com depressão, amigo se afundando em drogas, amigo ligado em pornografia. Você ajuda ou ignora? Resiste ou entra na dele? Passa a mão na cabeça do amigo e deixa ele seguir o caminho torto?

Dê uma sacudida em seu amigo, se ele precisar, chegue junto, fale de Deus, ore por ele, leve-o peara a igreja. Ajudar não é falar o que o amigo quer ouvir, e sim o que ele precisa ouvir! Com carinho, mas com firmeza! Dependendo da situação, vale conversar com alguém mais experiente para buscar uma solução. O importante é que o amigo saia da zona de perigo ou, talvez, de um buraco sem fundo.
   Tiago 5.20; Provérbios 27.10, 17; 1Pedro 3.8-9

Pit Stop
Que tipo de amigo você tem ao seu lado: verdadeiros ou falsos? Para qual direção eles querem levar você: para perto ou para longe de Deus? E você, que tipo de amigo é? O que está oferecendo para aqueles que estão ao seu lado?

Amigo é mesmo necessário. mas também decepciona. Você não é perfeito e nem seu amigo, certo? E aí, você sabe perdoar? Ou dá uma de criança mimada e promete nunca mais falar com ele?

Chegada
Tem um amigo que é show! O melhor e o maior, não decepciona, dá colo, dá consolo, mostra direção, ouve seus delírios e entende você como ninguém. Por amor, ele morreu em seu lugar. Ele é o único que pode levar você até Deus, para fazer você feliz. Seu nome: Jesus Cristo: nele você pode confiar.
   João 15.13-14

Super-ação
Faça uma surpresa gostosa para o seu melhor amigo, uma demonstração bem legal de sua amizade. Se houver um amigo em apuros, ore por ele e crie coragem de dar aquele toque para tentar resgatá-lo.

Para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário