sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fracasso para o mundo - Sucesso para Deus



Mente e Coração
“Aquele que pratica o bem procede de Deus; aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” 3Jo 11
Instrução básica: Mt 5:3-12


Texto e contexto

  • Ser humilde de espírito é reconhecer nossa pobreza espiritual ou, falando claramento, a nossa falência espiritual diante de Deus, pois somos pecadores, sob a santa ira de Deus, e nada merecemos além do juízo de Deus. Nada temos a oferecer, nada a reivindicar, nada com que comprar favores no céu.
  • A mansidão denota uma atitude humilde e gentil para com os outros, determinada por uma estimativa correta de si mesmo. É comparativamente fácil ser honesto consigo mesmo diante de Deus e se reconhecer pecador diante dele. Mas é muito mais difícil permitir que as outras pessoas digam uma coisa dessas. Tolos nós preferimos nos condenar a permitir que outras pessoas nos condenem.
  • Cada cristão tem de ser um pacificador, tanto na igreja como na sociedade. Fica claro, por meio dos ensinamentos de Jesus a seus apóstolos, que jamais deveríamos procurar conflitos  ou ser responsáveis por eles. Pelo contrário, somos chamados para pacificar, devemos ativamente buscar a paz e, até onde depender de nós, “ter paz com todos os homens”.


Texto e vida
Cremos que o mundo todo sabe de sua imperfeição moral. “Ninguém é perfeito”, dizemos, mas completamos: “Não sou tão mau assim”. É preciso ter a ajuda do Espírito para que possamos, de fato, entender e assumir que somos pecadores necessitados de perdão. Somente o Espírito pode convencer e levar os pecadores que rejeitaram por natureza a Cristo, Convencidos dos nossos pecados e infidelidade, podemos voltar-nos para o bendito Salvador, conscientes de nossas falhas.


Foco

  • Compreender que é possível falhar na obra de Deus;
  • Entender o que é ser um sucesso para o reino de Deus;
  • Sentir-se mais motivado a desenvolver uma postura mais adequada aos padrões estabelecidos por Deus para o sucesso.


Partida
Existem alguns fracassos para o mundo que são verdadeiros sucessos para Deus. O que vale para o homem ganhar o mundo e perder a alma? O que vale todo reconhecimento, sucesso, status se decepcionarmos a Deus e não seguirmos os passos de Jesus?
Tudo que fizermos para o mundo ficará no mundo, mas o que fizermos para Deus colheremos os frutos na eternidade.

Deus conhece aqueles a quem chamou e sabe o que esperar de cada um. Assumir a fragilidade e ter senso de fracasso permite crescimento, mostrando sinceridade e discernimento. Ter uma imagem muito elevada de si mesmo pode prejudicar os filhos de Deus e os afastar do seu propósito na terra. Mas ter uma imagem muito baixa faz mal também. O que devemos é entender o que Deus quer, quais os padrões que ele nos deixou na Bíblia que podem nos ajudar e tentar fazer o nosso melhor, conscientes das limitações humanas.


Que utilidade eu posso ter para Deus?
Vocês já se pegaram pensando isso? Na lição passada, falamos de dons, os quais permitem que identifiquemos áreas em que fomos chamados para trabalhar para Deus. Mas pode ser que nos achemos incapazes de colocar esses dons em prática. Ou por sermos pecadores, ou porque não nos sentimos qualificados para o trabalho que Deus nos deu. Sabemos o que é certo e bom, porém parece que não conseguimos atingir certos ideais. Muitos cristãos se encontram na seguinte situação: quanto mais aprofundam a sua fé e mais próximos de Deus estão, mais percebem os seus pecados e suas imperfeições. Isso é bom, pois coloca o homem em seu lugar e o ajuda a ver as coisas pela perspectiva certa: a da graça de Deus.
Talvez vocês se sintam culpados porque sabem que poderiam ter servido melhor a Deus ou porque não falaram com ninguém sobre o evangelho. Quem sabe fizeram algo que sabiam que era errado. Sentem-se um fracasso aos olhos de Deus: o que ele poderia fazer por meio de vocês? A resposta é simples: muita coisa. Leia Mateus 26:31-35, 69-75

Lembrem-se do fracasso de Pedro. Ele negou Jesus três vezes. Sentiu-se um fracasso por causa disso. Mas se arrependeu, foi restaurado e usado por Deus para a sua obra. Deus perdoa os fracassos do passado e nos capacita para começar de novo.

Temos de ter em mente, então que o que fazemos, fazemos porque Deus permite e nos capacita para isso. Temos de continuar trabalhando apesar do sentimento de fracasso que possamos ter dentro de nós, tendo a consciência de que, quando estivermos dando o nosso melhor para Deus, o sentimento de fracasso que pode surgir será, na realidade, uma perspectiva correta de nossa condição de pecadores diante de Deus.


Sucesso para o mundo (mas fracasso para Deus)
O mundo tem os seus padrões e, para atingi-los, em geral é necessário determinado conjunto de características. No mundo, normalmente (mas não exclusivamente) alcança sucesso quem é autoconfiante e agressivo, saindo sempre por cima nos conflitos, destruindo a reputação do oponente. Os fracos são vitimas dos fortes. Já ouviram a frase “os fins justificam os meios”? Bem, muita gente pensa assim quando se trata de alcançar sucesso.

Existia um programa chamado “O aprendiz”? Este programa nos mostra claramente o que é necessário para se ter sucesso aos olhos do mundo. Não apenas garra, determinação, estudo ou força de vontade determinam o vencedor, mas também o saber manipular, jogar a culpa nos outros, brigar, intimidar, humilhar, ser egoísta, pensar em si mesmo, abrir mão de padrões e da família, etc. Nesse reality show, é cada um por si... e Deus, bem..., ele fica de fora.

Isso não quer dizer que vocês não possam querer o sucesso no mundo. Mas este sucesso deve ser conseguido dentro dos padrões de Deus, ou seja: sem mentira, sem puxão de tapete, sem bajulação, sem fofoca, sem violência verbal, sem agressividade, sem abrir mão da família, da igreja e de Deus. Vocês têm de poder glorificar a Deus com a sua vida e com o que vocês fazem. Se o seu testemunho for péssimo, o seu sucesso para Deus será como um cheiro de algo podre.


Sucesso para Deus (mas fracasso para o mundo)
O evangelho estabelece um estilo de vida muito diferente, que parece pura estupidez sem sentido para o mundo. Grande ênfase é dada à compaixão pelos outros e o cuidado com eles, especialmente com os fracos. 1Jo 4:7-12

O amor desinteressado e verdadeiro deve ser o que define um cristão. Em vez de tirar proveito de uma pessoa mais fraca ou com dificuldade, o cristão deve ajuda-la, mesmo que para isso se prejudique, atrase-se ou seja taxado de bobo.

O evangelho desafia os valores do mundo. Querem um exemplo melhor de falta de sucesso aos olhos do mundo do que Jesus? Ele era o Filho de Deus, mas não tinha sua própria casa, propriedades, servos ou dinheiro. Dependia dos outros. Andava com doentes e rejeitados. E morreu em uma cruz, sendo este o ápice de sua vida terrena. Jesus deixou uma lista de características que os cristãos devem ter. Podemos aplica-las em nossa vida na busca do sucesso.


O caráter cristão para o sucesso do reino.
As bem-aventuranças descrevem o caráter equilibrado do povo cristão. São nove qualidades que todos os cristãos precisam ter e desenvolver em suas vidas, aplicando-as no dia a dia. As bem-aventuranças são especificações dadas pelo próprio Cristo quanto ao que cada cristão deveria ser. E da mesma maneira que o fruto do Espírito deve amadurecer em seus nove aspectos no caráter cristão (Fruto do Espírito - Gl 5:22-24: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio) assim as nove bem-aventuranças devem ser desenvolvidas (Bem-aventuranças - Mt 5:3-12: humildes de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, misericordiosos, limpos de coração, pacificadores, perseguidos por causa da justiça, vós quando vos injuriarem e perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós por minha causa). Bem aventurado significa FELIZ. Esse é o padrão de Deus para o cristão. Qualquer sucesso de um cristão no mundo não pode desviar-se desses preceitos ou deturpar o caráter que Jesus estabeleceu como modelo para os habitantes do reino dos céus.

Pit stop
Vocês já pensaram que conseguiriam lidar com as pressões de determinadas situações relacionadas ao trabalho de Deus ou ser cristão no mundo e, depois, descobriram que não eram capazes? E sentiram que desapontaram o Senhor? Pensem nisso a luz do exemplo de Pedro. Ele deve ter sentido mais ou menos o mesmo que vocês. Mas esse não foi o fim da história dele – nem deve ser o das suas histórias. Se vocês sentem que falharam com Deus, digam isso a Ele, para que possam receber perdão e ajuda.

Não fiquem ansiosos caso sintam que são um fracasso ou se achem totalmente despreparados como cristãos. O problema real começa se vocês pensam que são um sucesso ou que não precisam de Deus, ou se querem ser um sucesso nos moldes do mundo, dentro e fora da igreja. Se formos sinceros, perceberemos que, quanto à vida cristã, somos todos fracassados. Por isso é tão maravilhoso saber que Deus nos ama, nos perdoa e que é capaz de agir por meio de nós, apesar de nossas falhas, nos consolando e nos fortalecendo, antes de nos enviar para tentar de novo.

Um pouco mais
Leia o artigo “As bem-aventuranças – o caráter do cristão”, acessando www.pibrj.org.br. Clique em Serviços <Estudos> e escreva “bem-aventuranças” no espaço para busca.

Aula da UPA dos dias 23 e 30/agosto/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário