sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mentindo sobre a verdade



É verdade que a verdade é relativa?

 Instrução básica
“As suas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.” Salmos 119:160

Texto e contexto:
O salmo 119 possui autoria incerta. Apesar de não sabermos quem escreveu, vemos que o autor possui um propósito. Cada um dos 176 versos possui uma referência à Palavra de Deus (testemunhos, lei, mandamentos, preceitos, etc). O autor compôs um hino de louvor à Bíblia; seu valor, sua preciosidade, sua utilidade.

Outra característica desde Salmo é o fato de ele estar dividido em 22 Blocos de oito versos. Em cada bloco, o verso se inicia com uma letra do alfabeto hebraico em formato de acróstico. Por exemplo, no primeiro (de um a oito cada um dos versos começa com a letra “alef”, que é a primeira letra do alfabeto hebraico. No segundo bloco, cada um dos versos se inicia com a segunda letra do hebraico, “bêth”. Mas por que o salmista montou este acróstico? Porque ele queria facilitar a memorização do salmo. Ou seja, o maior salmo da Bíblia foi escrito para ser decorado. Deu para perceber que, quando se trata da Palavra de Deus, devemos levar mais a sério do que uma verdade entre tantas não é?

A luz do ensino de Jesus, fica claro que desconsiderar a importância do fundamento sempre resultará em ruína. A nossa vida é como uma construção pois todos os dias aprendemos, mesmo de modo inconsciente, algo a respeito de quem Seus é, sobre nós e sobre esses tijolos construímos a nossa visão de mundo. Se esse conhecimento não estiver baseado na verdade, que é a Palavra de Deus, seremos ”como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina”(Ef 4:14).

Foco
Entender a inconsistência do relativismo em Deus e na sua Palavra como verdade absoluta e imutável.

Esquentando os motores
Vamos iniciar dando um exemplo sobre o que é relativismo contando uma parábola famosa: Conta-se que um viajante chegou com um elefante em um vilarejo distante onde só viviam pessoas cegas. Como ninguém nunca tinha visto aquele animal, o governador ordenou que três sábios fossem até o elefante e, apalpando-o, descrevessem como era o animal. O primeiro deles pôs as mãos na perna do elefante, e disse confiante que o elefante era como uma árvore. O segundo foi direto nas orelhas e, contrariando o primeiro, disse que o elefante era como uma cortina. O terceiro, entretanto, disse que o elefante era igual a uma serpente enquanto tocava apenas no rabo. Enfim, todos tocaram apenas uma parte do elefante e disseram como ele era. Moral da história: somos todos como esses cegos; dizendo que alguma coisa é a verdade quando estamos apenas defendendo o nosso próprio ponto de vista.

Apesar de cada um daqueles três cegos afirmar que a sua versão é a sua verdade, o elefante completo, verdadeiro, ainda está lá para ser descoberto. Ele não é a junção de uma árvore + cortina + serpente, mas um elefante.

Partida
O relativismo é uma posição filosófica que defende que não existe uma verdade absoluta, objetiva, eterna, universal, pois ela varia de acordo com a época, a cultura, o lugar, etc. Isso quer dizer que os critérios de verdade são relativos às diferentes práticas e culturas e não há nenhum juiz ou padrão de racionalidade imparcial e superior capaz de avaliar essas diferentes verdades. Se não existe uma verdade absoluta, todas as perspectivas e opiniões são igualmente verdadeiras. Vocês já devem ter ouvido a frase “tudo é relativo”, ou “a minha verdade não é a sua verdade”, ou ainda “isso funciona para você, mas não para mim.”
Relativizar a verdade é um problema e nós, como cristãos, devemos conhecer as incoerências do relativismo sabendo refutá-las. Apresente os tópicos a seguir com paciência e sem atropelos, afinal de contas, entender alguns conceitos filosóficos não é tarefa fácil.

1.       Filosofia autodestrutiva
Na realidade não precisa nem muito esforço para refutar o relativismo. Pergunte aos seus alunos: O que há de estranho na frase: “Todo professor só fala mentira.”? Deixe que eles pensem e falem um pouco, depois explique: Essa é uma afirmação que se contradiz por si mesma. Ou eu (professor) só falo mentiras, por isso não falo a verdade nessa frase, ou a frase é verdadeira e contradiz que todo professor só fala mentira. Assim é com a frase: “Toda verdade é relativa”: se toda a verdade é relativa, esta frase, que se diz verdadeira, também é. O relativismo não passa de um pensamento autodestrutivo.

2.       Tudo muito louco
Podemos questionar não só usando argumentos, mas demonstrando na prática. Exemplifique assim: Imaginem que vocês vão ao açougue e pedem 1 quilo de carne. Uma semana depois, vão a outro açougue e pedem novamente 1 quilo de carne. Só que desta vez o açougueiro lhes entrega uma quantidade bem menor que aquela que vocês levaram para sua casa na semana anterior. Se vivêssemos em um mundo relativista, ele poderia dizer: “Desculpe, mas na minha balança aquilo de carne é isso aí” As pessoas só usam argumentos relativistas quando lhes interessa, mas vivem em um mundo dominado por absoluto.

3.       Um mundo perigoso
Mas vamos tornar as coisas ainda mais complicadas. Se toda verdade é pessoal e não existem padrões absolutos, o que fazer com as leis que regem a nossa sociedade? O que impede um ladrão de sair roubando lojas se ele escolheu aquilo como modo de ganhar a vida? Se eu escolho como hobby sair na rua de carro atropelando pessoas, eu posso dizer que é assim que eu me divirto. O relativismo pode até parecer atrativo, até o momento que levamos suas afirmações às últimas consequências.
Vale deixar claro que são argumentos relativistas que conduzem algumas pessoas a cometer diversos tipos de crimes contra a lei dos homens e a de Deus: seja uma mãe que decide abortar, um rapaz que usa drogas ou uma mulher que se prostitui, todas usam a mesma frase: “É o meu corpo, faço dele o que eu quiser.”

4.       A lei de Deus é a própria verdade
Quem ensinou que o assassinato e o estupro são ações horríveis? Deus pôs no coração do homem normas de sua lei, a consciência do que é certo ou errado (Rm 2:14-16). Além disso, Deus deu também a sua Palavra, que é a verdade, eterna e imutável. Paça a um aluno a leitura de Salmos 119: 142, 160 e a outro, João 17:17. Estes textos são um atestado muito forte da autoridade e origem divina tanto do Antigo quanto do Novo Testamento
Leia também o salmo 119:137-144 e peça que identifiquem o que a própria Bíblia diz de si mesma. Foquemos agora em alguns pontos:

  • A Palavra de Deus é reta (v 137). Imaginem um prédio que é construído com uma régua torta; certamente vai tudo abaixo.
    • Procure o que é reto (a verdade) para chegar ao objetivo.

  • A Palavra de Deus é eterna (v.142)
    • Contrariando o que dizem aqueles que insistem em pregar que a verdade é relativa a uma época. Isso significa que aquilo que o Senhor disse vale para todos os tempos e eras. Sugestões de outros textos: Sl 33:11; Sl, 119:89,160; Is 40:8. Alguns acham que a ciência, por exemplo, é muito confiável. Mas pare para pensar: quantas vezes a ciência já não errou? No passado, muita gente era tratada com choque, pois os médicos acreditavam que se os campos magnéticos do nosso corpo estivessem desregulados, isso seria a causa de muitas doenças. E o que vocês achariam se ao invés de lhes dar alguns remédios, o médico grudasse em vocês sanguessugas? Pois esta era uma prática comum no passado (em alguns casos esse tipo de tratamento ainda é usado). A ciência e o conhecimento humano tendem a mudar conforme o tempo passa, mas o Senhor permanece o mesmo e conhece todas as coisas.

A maior garantia de que a Bíblia é a verdade confiável e eterna está em seu próprio autor: Deus. Ele é o Senhor, que não muda (Ml 3:6) e “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17). Se ele é eterno, imutável, fiel, reto, etc., a sua Palavra também é. Isso não dá a vocês mais segurança, tendo a certeza de que existe a verdade inabalável que pode conduzir sua vida?

Pit stop
Confiar na Bíblia como verdade para sua vida e não dedicar a conhecê-la não adianta nada. Se você não tem a prática de ter um tempo diário de leitura da Palavra, que tal começar hoje mesmo? Comecem reservando 15 minutos do seu dia, para ler e meditar no ensino e depois vão aumentando o tempo. Não basta só conhecer a verdade é preciso conviver com ela.

Chegada
O relativismo é um bom exemplo de que se vocês repetirem uma mentira muitas vezes ela acaba se parecendo uma verdade. Mas a mentira sempre vai ser uma mentira, e a verdade sempre vai ser verdade. A garantia que todo cristão possui não está na instabilidade do relativismo, mas nos absolutos imutáveis da Palavra de Deus.

Super-ação
Conversem com seus colegas no colégio e perguntem a eles se concordam que a verdade é relativa. Perguntem por que e ouçam os seus argumentos. Como vocês mostrariam para eles no seu dia a dia que existe a verdade absoluta?

Um pouco mais
Entender o processo pelo qual o relativismo se desenvolveu ajudaria muito a lidar melhor com o tema especialmente quando falamos acerca da pós-modernidade. Não é um processo fácil, mas é necessário. Uma boa dica é a leitura do livro Tempos Pós-modernos, de Gene Edward Veith, Jr., Editora Cultura Cristã.

Um pequeno vídeo sobre o relativismo através dos tempos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário