segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bíblia - Palavra de Deus ou invenção do homem?




Instrução Básica
2 Timóteo 3:14-17

Mente e coração
“Nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo.” 2Pe 1:21

Roteiro da Semana
Domingo: Efésios 6:17-18
Segunda: Provérbios 2:1-6
Terça: 1 Tessalonicenses 2:10-13
Quarta: Isaías 40:6-8
Quinta: Provérbios 30:5-6
Sexta: Salmos 119:9-11
Sábado: Deuteronômio 6:24

Texto e contexto
A instrução básica do nosso estudo trata do apóstolo advertindo o jovem pastor a estar atento para a maldade dos homens nos últimos dias. Eles seriam egoístas, avarentos, arrogantes. Resumindo: mais amigos dos prazeres que amigos de Deus (2Tm 3:1-4). Mas além desse perigo externo havia um perigo interno: falsos mestres dentro das igrejas estariam ensinando coisas contrárias à Bíblia. Paulo já havia advertido os presbíteros em Éfeso de que isso aconteceria (At 20:29-30), por isso ele novamente retoma o conselho a Timóteo. Neste caso, Paulo menciona o ensino de alguns homens, Himeneu e Fileto, que afirmavam que a ressurreição já havia acontecido. A instrução de Paulo é para que Timóteo permanecesse naquilo em que já havia sido instruído: as sagradas letras. O melhor antídoto contra o erro é o ensino da verdade.

Texto e vida
Em 1845, a fracassada Expedição Franklin velejou da Inglaterra procurando encontrar uma passagem no Oceano Ártico. A tripulação carregou os seus dois veleiros com muitas coisas desnecessárias: uma biblioteca de 1200 volumes, porcelana fina, talheres de prata para cada oficial com as suas iniciais gravadas nos cabos. Incrivelmente, cada navio levou apelas 12 dias de provisão de carvão para os seus motores auxiliares a vapor, e quase nenhuma roupa para suportar o frio Ártico.

Se considerarmos a atitude dos viajantes como insensatez, podemos dizer que muitos crentes vivem da mesma forma insensata, carregando na sua bagagem um grande número de inutilidades ao invés de ter consigo o que é útil. A Palavra de Deus é útil (2Tm 3:16). E da mesma forma como aqueles expedicionários não poderiam prescindir de alimento, instrumentos de orientação, armas e provisão nós também não podemos abrir mão da Bíblia. Não se permita continuar a jornada da vida sem a Palavra consigo; vai dar em fracasso.

Foco
Munir você de argumentos a favor da autoridade divina da Bíblia, e te conduzir a confiar na inspiração das Escrituras.

Esquentando os motores
Nesta lição vamos tratar de evidências da veracidade da Bíblia como a Palavra de Deus.

Para iniciar a aula, tivemos uma dinâmica para desvendar um crime, ou seja, encontrar quem foi o criminoso com base em algumas evidências encontradas deixadas por ele. Da mesma este caso foi desvendado a partir de evidências, nós veremos que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus.

Partida
“Contra fatos não há argumentos” é o que diz o ditado popular. Por isso temos de analisar os fatos (ou as evidências) que comprovam que a Bíblia é mesmo a Palavra de Deus e não produto da mente humana. Veremos primeiramente as evidências externas, ou seja, as provas fora do texto das Escrituras que confirmam a sua autoria divina e não um livro meramente humano.
  •  Evidência externa

a)      Quanta cópia!
Muitos críticos da Bíblia acusam os cristãos de serem inocentes demais por confiar em um texto que eles dizem ter sido adulterado ao longo dos séculos. Pode até ser que os escritos originais fossem a Palavra de Deus, mas como saber se a Bíblia que temos hoje é confiável? – perguntam eles. É verdade que atualmente nós não temos mais nenhum documento original nem do Antigo nem do Novo Testamento. Mas nem por isso podemos negar a credibilidade da Bíblia.

Lembram-se do filme Tróia, com Brad Pitt? Aquele filme é um livro antigo chamado A Ilíada, de um escritor grego chamado Homero. Dentre os mais antigos este é o documento antigo que tem a maior quantidade de cópias: ao todo são 643 cópias. Sabem quantas cópias existem somente do Novo Testamento? Mais de 24.000! Lembrando que isso só do Novo Testamento. E apesar das diferenças que possam existir no texto de uma cópia para outra, os arqueólogos podem comparar uma grande quantidade de manuscritos a fim de chegar a um texto que se aproxime ao máximo do original.

Podemos provar facilmente que, mesmo depois de mais de 4.000 anos, o texto da Bíblia ainda permanece muito fiel ao que foi escrito pela mão dos seus autores.

b)      Ouça os inimigos
Se alguém que não gosta de vocês os elogiasse para outra pessoa, podem acreditar: aquilo foi um elogio verdadeiro. Muitas pessoas que eram contra o cristianismo testemunharam a favor da autenticidade histórica da Bíblia, pois ela é verdadeira.

Só para citar um exemplo: o historiados judeu, Flávio Josefo, escreveu: “Com esse temperamento, Anano concluiu que o momento lhe favorecia uma boa oportunidade, pois Festo havia morrido, e Albino ainda estava a caminho. Assim, reuniu um conselho de juízes, perante o qual trouxe Tiago, irmão de Jesus chamado Cristo, junto com alguns outros, e, tendo-os acusado de infração à lei, entregou-os para serem apredejados” (Antiguidade XX 9:1). Este trecho menciona quatro personagens descritos na Bíblia: Anano (o sumo sacerdote Ananias em At 23:2), Festo (governador da Palestina At25:1), Tiago (o meio-irmão de Jesus citado em At 15 e autor da epístola de mesmo nome) e o próprio Jesus. Se até os inimigos de Jesus confirmam a existência de tantos personagens históricos da Bíblia, quem mais pode negá-la?

Este é apenas um exemplo e que existem outras citações de outros autores que favorecem a autenticidade do registro da Bíblia.

  • Evidências Internas:
          Devemos olhar também para as provas que fazem parte do próprio texto bíblico que autenticam a origem divina da Palavra de Deus.

a)      Menino! Eu vi
Leia com os alunos o texto de 2Pedro 1:16. O apóstolo Pedro está lembrando os seus leitores de que as histórias a respeito de Jesus, neste caso a transfiguração, não foram inventadas como se fossem um filme do tipo Avatar, mas que ele estava lá e viu o que aconteceu, por isso ele podia contar. Em quem vocês preferem acreditar: em alguém que viu um fato acontecer, ou alguém que ouviu de outra pessoa?

Leia os textos seguintes: Lucas 1:1-3, 1João 1:3, Atos 2:22, João 19:35. Ao final, destaque com eles o fato de que, para fazer parte do Novo Testamento, um livro teria de necessariamente ter sido escrito por um dos apóstolos ou seu autor ter convivido com eles.
  
b)      A assinatura de Deus
A profecia mostra que Deus revelou eventos futuros na sua Palavra: a profecia de Jeremias sobre o tempo do cativeiro na Babilônia (Jr 25:11-12); a profecia do decreto de Ciro em Isaías 44:28, 45:1-3, 45:13 foi feita cerca de 150 anos antes de Ciro invadir a Babilônia e libertar os judeus (cf. Ed 1:1-3; 6:3)

Mas nada é tão impressionante quanto a infalibilidade das profecias relacionadas ao Messias:
·         Nascido de uma virgem: Isaias 7:14. Cumprido em Mateus 1:23
·         Onde iria nascer: Malaquias 5:2. Cumprido em Mateus 2:1
·         Onde iria morar: Isaías 9:1-2. Cumprido em Mateus 4:12-16
·         Sua entrada em Jerusalém: Zacarias 9:9. Cumprida em Mateus 21:1-5
·         Quem seria o seu traidor: Salmos 41:9. Cumprido em Mateus 26:21-25.

O professor americano Peter W. Stoner examinou oito profecias sobre Jesus e concluiu que a probabilidade dos oito casos serem coincidências é de 1 em 1017, ou seja, 1 em 100 quadrilhões (100.000.000.000.000.000).

c)       A mesma do começo ao fim
Aqui escrevemos uma história em conjunto, na qual o aluno seguinte não sabia o que o aluno anterior escreveu. O resultado da mesma não mostrou muita coerência, na verdade ficou bastante sem sentido. :-) Caso queira ler a carta criada na classe, está neste link:
https://docs.google.com/document/d/1SZZHMRuHjkYIYRc81idvsSr3gkbVuG1hhFVMHsJ-9lo/edit?usp=sharing.
Fizemos esta dinâmica para mostrar como é difícil criar uma história tão parecida mesmo falando a mesma língua, tendo idades parecidas, alguns interesses em comum, etc. 

Entretanto a Bíblia foi escrita:
·         Durante 1.600 anos, de Moisés (1500 a.C) até João (antes de 100 d.C);
·         Por 40 autores diferentes. Desde Isaías que era nobre até Pedro que era pescador;
·         Em três línguas diferentes (Grego, Hebraico e Aramaixo), três continentes (Ásia, Europa e África), diversas culturas e para destinatários diferentes.

Mesmo com todas essas distinções, a Bíblia de Gênesis a Apocalipse tem um mesmo assunto: a glória de Deus, contrastada no pecado do homem que é alcançado pela redenção em Cristo.

d)      Isso é o que ela diz
Talvez o melhor argumento para compreender que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus e não um livro comum é porque ela mesma afirma isso acerca de si. Vemos isso especialmente no texto da Instrução básica dessa lição (2 Timóteo 3:14-17). O apóstolo Paulo está incentivando Timóteo a permanecer convicto na Palavra de Deus mesmo diante de falsos ensinos. Afinal, ele diz que “toda a Escritura é inspirada por Deus” (v.16)

A palavra “inspirada” também pode ser traduzida como “soprada por Deus”. OU seja, o foco está mais na ação de Deus em soprar do que no ato do homem de inspirar. “Com isso estamos dizendo que o Deus que se revelou esteve “expirando” os homens que ele mesmo separou para registrarem esta revelação. A inspiração bíblica garante que seja registrado de forma veraz aquilo que a inspiração profética fazia com respeito à palavra do profeta, para que ela correspondesse literalmente à mente de Deus.”

Mas alguém pode dizer: “Ora! O testemunho da Bíblia não vale, afinal ela está defendendo a si mesma.” Claro que vale! Não há testemunho maior que o dado pelo próprio Deus, afirmando que ela é sua palavra.

Pit Stop
A Bíblia é a Palavra de Deus, quer creiamos nela ou não. E como revelação da vontade de Deus para o ser humano, ela exige de nós uma responsabilidade: obediência. A única forma de cumprir com essa responsabilidade é tendo um contato diário com a Bíblia, tornando-a o parâmetro de nossa fé e do modo como vivemos.

Chegada
Não há como fugir das evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus. Isso pode ser provado com segurança a partir de argumentos que encontramos dentro e fora dela.

Tenha um momento de intercessão pelos colegas de UPA para que se fortaleçam na certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus, se alimentem dela, com prazer, a cada dia.

Super-ação
Tratem a Bíblia como ela realmente é: a Palavra de Deus. Estudem-na diariamente. Memorizem-na. Façam todo esforço para obedecê-la. Agindo assim, além de andar em obediência ao Senhor, vocês serão exemplo para outras pessoas.

Apresentação usada nesta aula está a seguir:

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito da abordagem que vocês deram... muito bacana!!
    Eu estava querendo mais informações sobre a dinâmica da história, pois estava querendo fazer na sala!
    Muito obrigada.
    Att,
    Maressa

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Maressa. Segue os detalhes de como fazer esta dinâmica do "Detetive".
    Com antecedência escolha um aluno que estará em sala para ser um suspeito de um crime. Pegue com ele alguns itens muito pessoais. Por exemplo: um relógio, um fio de cabelo, um brinco,etc. Crie também uma evidência: pegue o pincel atômico, um lado do calçado do suspeito e pinte a sola. Imediatamente coloque a sola sobre a folha de sulfite, como se fosse um carimbo (também serve ele somente pisar no papel branco, pois ficará a pegada também).
    Com fita isolante ou dita normal, "desenhe" no chão um corpo (igual aqueles desenhos que fazem no chão para identificar onde a pessoa estava quando foi morta).
    No início da aula diga aos alunos que vocês vão ter de desvendar o autor de um crime a partir das evidências que foram encontradas no local. Comece com a evidência que seja mais difícil de ser associada com o autor do crime. A cada evidência mostrada, escreva no quadro quais os suspeitos que mais se associam com ela. Ao final de todas, mostre a última evidência (a sola de sapato impressa) e deixe que eles pesquisem de quem é aquele calçado. Ajude-os a descobrir que é o criminoso se eles não conseguirem.
    Ao final da dinâmica explique: Da mesma forma que vocês desvendaram este caso a partir de evidências, nós veremos que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus.

    Deus te abençoe e te use tremendamente.

    ResponderExcluir