segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Advento - Esperança que transforma - DIA 2


Por Harold Segura


Advento | Esperança que transforma - DIA 2

OS PRESUNÇOSOS FIDUCIÁRIOS DA FÉ
Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz”. 
Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: “Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé. 
Mateus 8.8–10
Neste episódio, a pessoa que Jesus aponta como exemplo de fé é alguém que se encontra fora do círculo da religião oficial. Este homem nem é mestre da lei, nem funcionário da sinagoga; é um centurião do exército romano. Em outras palavras, é um militar que vem a Jesus interessado na saúde de um de seus subalternos. Vai saber o que pensaram os discípulos quando o viram se achegar! 


A linguagem do centurião é pragmática; seu conceito de autoridade é própria daqueles que exercem as funções militares: ordens breves e obediências incondicionais. Assim, interpretou a fé em Jesus sob a mentalidade própria de seu ofício. E pela simplicidade e sinceridade (da qual derivou sua teologia) recebeu o que pediu e, além disso, foi elogiado por crer como poucos. 



Já nos acostumamos a ver Jesus usar como exemplo os que menos esperamos e a julgar e questionar os supostos fiduciários da fé. Para ele o mais importante é a simplicidade do coração, a solidariedade com o necessitado (o centurião intercede pelo seu servo paralítico) e a humildade de quem o busca pedindo ajuda. Para ele o que fazemos vem primeiro, sem se importar quem o faça; o que cremos em sua forma dogmática ou doutrinária conta depois. Que desconcertante para os religiosos de todas as épocas!

Para seguir pensando
O milagre não foi que Deus tenha dividido as águas do Mar Vermelho, mas que, uma vez divididas, o povo tenha sido fiel o bastante para estar disposto a caminhar confiantemente entre as muralhas de água. Essa é também nossa tarefa. Joan Chittister

Oração
Para que o Senhor renove a fé dos que se chamam cristãos e cristãs; a fim de que essa fé tenha uma repercussão prática em nossa vida diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário